Produtos específicos para chinchilas                                          

 Os chinchilas precisam de produtos específicos para seus cuidados. Não podemos comprar uma gaiola de hamster, nem dar ração de coelho ou hamster. Por isso, observe se perto de onde você pretende criar seu chinchila há disponbilidade desses produtos. O difícil acesso aos produtos específicos para chinchilas pode inviabilizar a sua criação!

Vamos citar aqui alguns produtos específicos que você precisa conhecer para cuidar bem de seu chinchila:


Ração

Apesar da ração ter sido tratada na seção 'Alimentação', acho que suma importância citá-la aqui também, pois não é tão facilmente encontrada quanto os outros itens da alimentação e não há substituto para ela.

A ração para o seu chinchila deve ser assim, peletizada. Não deve ser extrusada nem conter grãos à vista (amendoim, milho, ervilha, girassol). Vejo que muitas pessoas têm dificuldade em encontrar ração adequada para seu chinchila. Eu prefiro dizer que, se não há ração adequada para chinchila, não crie um.

Criar um chinchila sem condições para tal realmente não é viável.



Bebedouro específico para chinchilas:  possuem o bico de morder e alguns artificios que impedem que seu arteiro chinchila morda o bebedouro, provocando vazamentos. Há dois modelos disponíveis no mercado: um possui uma chapa frontal protegendo o bebedouro contra aqueles curiosos dentinhos e outro possui um arame para melhor fixação na gaiola, mantendo a distância necessária.

O primeiro modelo cai com maior frequência (não afixei com alicate para facilitar a troca de água), visto que os chinchilas costumam movimentar o bebedouro. E o outro modelo, já tivemos 2 perfurados na parte superior... Em ambos os casos, não perde sua função.



Comedouros avulsos 

Se sua gaiola não vier já com 2 comedouros, é importante que haja mais um comedouro para colocar o suplemento. 

Não misture o suplemento na ração. Isto fará com que seu chinchila jogue fora toda a ração à procura do suplemento, tornando-o extremamente seletivo, às vezes até rejeitando a ração. 

O modelo artesanal feito com casca de côco também promove o desgaste dos dentes.




Gaiola específica para chinchila 

Com o espaço adequado para o seu chinchila, sem rodas nem plataformas, rampas de acesso ou esteira feitas em arame engradado.

Jamais compre uma gaiola de hamster para o seu chinchila. Mesmo que compre um filhote, ele irá crescer e muito. As gaiolas de hamster, de coelho ou de porquinho-da-índia não são adequadas para a criação de um chinchila. Estas na maioria das vezes não possuem espaço adequado para colocar os acessórios e as grades são demasiadamente esparsas permitindo que o chinchila perfure o bebedouro ou o filhote recém-nascido saia por elas.

 Evite adaptações de gaiolas e viveiros de pássaros pois não possuem bandeja com altura necessária para manter a forração no local. Chinchilas são animais ativos e saltadores, as bandejas devem ter uma altura de - em média - 6 cm para conter a forração necessária (por exemplo, geralmente com maravalha de pinus costumamos preencher a bandeja numa altura de 3cm a 4cm).



Mola para prender a porta da gaiola 

Este é um dos itens mais importantes para a segurança de seu chinchila. Por ser muito inteligente, facilmente ele aprenderá como abrir a porta de sua gaiola. Para evitar as fugas, coloque esta mola.



Tocas (em pinus ou galvanizadas)

Principalmente para as chinchilas recém-chegadas ao lar, uma toca é muito importante para que ela sinta-se menos insegura. Disponibilizando uma toca em madeira pinus branca (a vermelha é tóxica) não tratada, você também estimula o desgaste dos dentes.

As tocas em metal são mais fáceis de limpar e vêm em dois tamanhos: a simples ou a dupla. Ocasionalmente soltam as presilhas, causando pequenos acidentes aos chinchilas.

As tocas em madeira se possuírem mal acabamento podem descolar causando pequenos acidentes. Evite comprar tocas de pinus de pessoas que não têm experiência, estas costumam confeccionar as tocas utilizando pregos na montagem!!! Acessórios de chinchilas não podem possuir pregos, fique atento. 


Banheira em acrílico para evitar a dispersão do pó 

Uma das nossas maiores queixas em relação ao banho dos chinchilas é o pó que fica pelos móveis da casa, em suspensão pelo ar.

Este modelo de banheira diminui a dispersão do pó, fazendo com que o mesmo se concentre dentro da banheira e até ajude a distribuir melhor o pó pelos pêlos do seu chinchila.

Deve ser retirado assim que o chinchila terminar o banho, para evitar que chinchila comece a roer a estrutura de plástico ou urine dentro da banheira.



Brinquedos em madeira pinus não tratada quimicamente

Importantíssimos para manter o seu chinchila entretido e ao mesmo tempo estimulando o desgaste dos dentes, evitando a temida má oclusão dentária. Serve principalmente para aliviar o estresse do seu chinchila.

Deixe brinquedos disponíveis para que ele possa entreter-se com as atividades proporcionadas por eles. Prefira madeira em pinus branca (seca em estufa) não tratada quimicamente preferencialmente sem cola ou pintura. A madeira pinus vermelha é considerada tóxica para chinchilas assim como: madeira de eucalipto, mogno, cedro, carvalho, pau-brasil, sândalo, sequóia, nectarina, pêssego, caju, laranja, limão, manga, ameixa, nogueira e salgueiro branco, entre outras.  Em nosso país, é mais seguro utilizar brinquedos em madeira pinus branca utilizada  pelas principais empresas ou pessoas especializadas no ramo. 


Pontes, plataformas e tocas em pinus  para adaptar a gaiola ou estimular o desgaste dos dentes

Às vezes se faz necessário uma adaptação na gaiola do seu chinchila. Ainda alguns fabricantes insistem em deixar plataformas, rampas de acesso e esteiras feitas de grades fazendo-se necessário a substituição por plataformas e tocas de madeira ou aço galvanizado.

Os chinchilas são muito ativos e saltam, correm. As grades possibilitam acidentes em que suas patas ficam presas na grade, causando luxações e até mesmo fraturas.

Além disso, acessórios em madeira deixam a gaiola com um aspecto rústico, natural, que agrada aos olhos e ao seu chinchila também! (Saiba mais sobre madeiras consideradas tóxicas para chinchilas na sub-seção de "Brinquedos" nesta mesma página, logo acima.)



Gaiolas de transporte 

A gaiola ou caixa de transporte deve ser segura a ponto de impedir fugas.

Caixas de papelão não são adequadas por serem, além de quentes, facilmente roídas pelos chinchilas, facilitando fugas.

As caixas de transporte feitas em madeira ou em arame são as mais adequadas.

Atenção! Evite transportar o chinchila nos horários e dias quentes!





Maravalha de pinus

A maravalha deve ser obrigatoriamente de pinus.

Madeiras escuras são tóxicas, então você não deve recolher a serragem do seu vizinho marcineiro para colocar na gaiola do seu chinchila.

Infelizmente em decorrência das chuvas temos dificuldade em encontrar maravalha nas pet shops. Um substituto temporário pode ser a areia higiênica para pequenos roedores, neutra e sem cheiro.


Acessórios não específicos porém úteis na criação de um chinchila 


Higrômetro: mede a temperatura e a umidade do ambiente

Para controlar a temperatura e a umidade do ambiente em que se encontra o seu chinchila, este aparelho forncece as informações necessárias.

Alguns chegam a avisar quando determinada temperatura é atingida ou marcam as temperaturas máximas e mínimas atingidas no dia.




Balança Digital de Precisão 

Acompanhe o peso de sua chinchila prenha ou o crescimento dos filhotes com uma balança de precisão (com graduação de 1g).

A balança também é útil no caso de acompanhar a evolução de um chinchila doente, sem necessidade de ficar levando ao veterinário constantemente.

Protected by Copyscape Duplicate Content Checker
Crie um site gratuito com o Yola.