Por que um chinchila como animal de estimação?                                    

Se você procura um mascote que:

  • não seja tão dependente quanto um cachorro;
  • não necessite viver livre e em um grande espaço;
  • não desprende forte odor característico tais como hamsters, coelhos ou ferrets;
  • não tão independente e quase não-interativo como um peixe (que praticamente é um animal para observação, não para interação);
  • tenha expectativa de vida maior que a de um hamster, que você chora a cada 2 ou 3 anos...

Então o chinchila é o seu mascote ideal!

O chinchila é um animal de temperamento dócil e que reconhece a voz e o cheiro do seu dono (experimente conversar com ele gripado ou lavar as mãos com um sabonete diferente e verá sobre o que estou falando), que atende pelo nome, inclusive sabendo diferenciar o seu nome dos demais chinchilas, caso você tenha mais de um. 

Cada chinchila tem sua personalidade: alguns são reservador e num espirro saem correndo, outros você poderá deitá-los de barriga para cima que eles dormirão sem preocupação. Não espere de um chinchila um animal que venha correndo para seu colo ou venha de boa vontade em seus braços. Confesso que tenho chinchilas assim, mas a estatística é baixa (de 15 chinchilas, são 5 que agem assim) e tudo dependerá do temperamento do chinchila e da forma como irá criá-lo.

A melhor forma de conquistar a confiança de seu chinchila, como a maioria dos animais, é oferecendo petiscos (em quantidade controlada) como uva-passa, maçã desidratada ou aveia.

Mantendo os cuidados básicos, a expectativa de vida é semelhante a de um cão, entre 9 e 14 anos. Ele participará de muitos momentos importantes em sua vida!

Os chinchilas raramente ficam doentes, sendo as ocorrências mais relatadas:

  • má oclusão
  • estresse calórico

que inclusive, podem ser fatais. Consulte a seção sobre Enfermidades para maiores detalhes. Os chinchilas apresentam 1% dos problemas de saúde que podem ter os coelhos!

Como a grande maioria dos animais de estimação, o chinchila deve ser apresentado às crianças pequenas somente com supervisão e cuidado.

Você se identificou com essas características? Então você irá adorar ter um chinchila como mascote!

Protected by Copyscape Plagiarism Detection
Crie um site gratuito com o Yola.