Chinchila: adorável pet

                                                                    Cores / Mutações                                                                   

 Conheça as mutações existentes que tornam os chinchilas cada vez mais fascinantes! 

Importante: em algumas mutações, a fixação da cor pode demorar cerca de 1 ano e meio, dois anos. Devido a isto, há mutações que você deve tomar cuidado ao adquirí-los caso tenha pretensão em obter determinadas cores em suas crias. Você deve se informar quais são as cores dos pais e sua genética para se estudar a probabilidade de determinada cor se manifestar em seu chinchila.

Standard 

É a chinchila de cor padrão, do inglês "Standard". Possui a pelagem cinza no dorso e a barriga branca. Pode apresentar variação desde o cinza claro (light) ao cinza mais escuro (dark), esta última podendo ser confundida com a Black Velvet de tão escura. Ocasionalmente o standard pode nascer com tons de marrom, sendo chamado de Cinnamon (canela), mas geralmente perde essa tonalidade por volta dos 6 meses de idade.

Porém a diferenciação entre uma Dark Standard e uma Black Velvet se faz através da capa e das luvas, que no Standard não estão presentes.

Chinchila Standard, Standard Chinchilla
Chinchila Heterobege e Chinchila Homobege, Heterobege, Homobege


Bege

 A chinchila bege mais popular entre as chinchilas de estimação (bege de olhos vermelhos) teve seu primeiro registro documentado na criação de Joe Tower, em meados de 1958 nos EUA e é geneticamente dominante. 

Os beges possuem registros também nos anos de 1954 na criação do sr. Otto Wellman de Nova York e de 1958 na criação do sr. Rzewski da Polônia, porém estes eram recessivos e possuíam olhos castanho escuros. 

Em 1960 surgiram beges recessivos nas criações de Sullivan (facilmente confundido com o homozigoto dominante de Tower no fenótipo) e Reynolds.

Ao lado pode-se notar a diferença de tonalidade entre o bege heterozigoto e o bege homozigoto nesta foto de família, onde os pais são heterobege e o filho é homobege. A mãe apresenta tonalidade mais escura, puxando para o marrom enquanto o pai possui a tonalidade mais comum aos heterobeges. 


Heterobege (de Tower) : o bege heterozigoto possui a pelagem em um tom bege amarronzado, com olhos vermelho escuros. A orelha pode apresentar sardas cinza, resquícios do gene standard. Sua pelagem apresenta tonalidade que varia do bege-lavanda ao quase marrom.


 

Chinchila Homobege, Homobege
Chinchila Heterobege, Heterobege


Homobege (de Tower): o bege homozigoto possui a pelagem em tom bege claro, quase branco, com olhos vermelho claros ou rosados. A orelha não apresenta sardas. Às vezes pode apresentar tonalidade tão clara que confunde-se com a chinchila branca e para tirar a dúvida, fazemos o teste do algodão. Dependendo da iluminação apresenta reflexos cor-de-rosa, sendo chamado por alguns criadores de 'pink' (rosa, em inglês) o que gera muita confusão devido à nomenclatura mais popular da chinchila branca, 'pink white'.


TOV ("Touch Of Velvet" - Toque de Veludo)

Não se deve cruzar dois chinchilas portadores de tov devido ao gene letal que carregam, assim como os brancos. Quando há manifestação do gene letal, os filhotes morrem em fase de desenvolvimento ainda no útero e são reabsorvidos pelo organismo da mãe ou morrem poucas horas após o parto.


Black Velvet 

Essa mutação nasceu na Califórnia em meados de 1955 e após despertar interesse pelo criador sr. Robert Gunning em Washington, este apresentou oficialmente ao mundo esta mutação após aprimoramento genético em meados de 1967.

É o Standard portador do gene TOV. Caracteriza-se por possuir luvas nas patas dianteiras e traseiras além da capa demarcada da cabeça ao dorso, caracterizada por uma pelagem mais densa e alta, conferindo-lhe a cor preta. Os machos costumam ser bons reprodutores, já as fêmeas não têm boa fama neste quesito.

Black Velvet


Brown Velvet (popularmente conhecido como TOV)

É o chinchila bege portador de tov, conferindo-lhe uma capa que vai da cabeça ao dorso além das luvas nas patas. Possui tonalidade marrom (TOV Heterobege) ou capuccino (TOV Homobege). 

Na foto abaixo temos um TOV Heterobege. Percebe-se bem a luva da pata dianteira e a capa delimitada no dorso e aparente na cabeça. Os pêlos da barriga são brancos.

O TOV Heterobege possui uma característica peculiar: em certa fase de seu crescimento, sua coloração fica tão clara que se não for diferenciado pela pelagem mais alta na cabeça e pelas luvas aparentes, diríamos que se tratade um heterobege comum.


TOV Heterobege aos 20 dias de idade: 

TOV, Brown Velvet

TOV Heterobege com 3 meses:

TOV, Brown Velvet


TOV Heterobege com 5 meses:

TOV, Brown Velvet Heterobege


TOV Homobege 

Possui uma coloração uniforme em tonalidade de um bege 'capuccino'. Confirma o gene tov por possuir a pelagem mais alta e densa da cabeça ao dorso (porém não lhe altera a cor) e as luvas. A pelagem da barriga é branca.

TOV Homobege
TOV Homobege

Acima a mãe e ao lado, o filho... ambos TOV Homobege.


TOV White ou TOV Mosaico 

Possui como características as luvas nas patas dianteiras (e ocasionalmente nas traseiras) além da capa na cabeça e levemente nas costas, porém não tão pronunciada quanto um Black Velvet ou um Brown Velvet.

TOV White com 4 meses de idade. 

TOV White

O mesmo TOV White com 1 ano e 7 meses. 

TOV White


TOV Pink White

 É um chinchila Pink White portador de TOV, manifestando através da capa de pêlos bege na cabeça e no dorso. As luvas ocasionalmente permanecem ocultas pela pelagem branca das patas, aparecendo e desaparecendo conforme a iluminação ou a posição em que se encontra o chinchila. Pelo visto, esta é uma das mutações que mais demora a fixar a cor por este motivo é muito provável que se prove que ele é portador de TOV somente quando este gerar comprovadamente filhotes TOV. 

Este chinchila TOV Pink White possui as características clássicas de um TOV, que são as luvas e a máscara na face. Porém, como informado anteriormente alguns TOV Pink White foram 'descobertos' somente após gerarem filhotes portadores de TOV, devido à falta das características que chamamos 'clássicas'.

Abaixo, um filhote pink white suspeito de ser portador de TOV devido à presença da capa (cabeça e dorso), porém não possui as luvas. 

Com 12 dias de vida 

TOV Pink White

Aos 6 meses de idade.

TOV Pink White


Brancos 

Não se deve cruzar dois chinchilas brancos devido ao gene letal que carregam. Quando há manifestação do gene letal, os filhotes morrem em fase de desenvolvimento ainda no útero e são reabsorvidos pelo organismo da mãe ou morrem poucas horas após o parto.

Pink White Homobege


Pink White Homobege

Possui a pelagem quase que totalmente branca (podendo apresentar discretos pêlos bege claros) e os olhos do vermelho-claro ao rosado. Não possui sardas nas orelhas.


Pink White Heterobege 

Possui pelagem branca podendo apresentar pêlos bege. Quando acontece isto, é comumente chamado de mosaico de bege.

Possui olhos vermelho escuros e ocasionalmente pode apresentar sardas nas orelhas.

Pink White Heterobege


Mosaico 

Possui a pelagem visivelmente demarcada entre o branco e a pelagem cinza, com olhos castanho escuros e orelha cinza.


 Mosaico de Ebony com 1 mês de vida:

White Ebony

A mesma chinchila mosaico aos 2 meses:

White Ebony


Mosaico de Bege 

Possui em meio à pelagem branca demarcações na cor bege, podendo levar alguns meses para que a demarcação bege fique visível. Alguns podem possuir a demarcação na face, no dorso, no focinho ou até mesmo em volta das orelhas, mas todos eles geralmente apresentam a base do rabo bege. O mosaico de bege heterobege poderá apresentar sardas de cor cinza nas orelhas, o que comprovará a presença do gene  standard.


White Wilson 

Geneticamente idêntico ao mosaico ou ao silver,, o White Wilson apresenta quantidade muito maior de pêlos brancos (quase que totalmente) do que o mosaico ou o silver, que possui pelos escuros e brancos distribuidos igualmente, dando-lhe um aspecto 'prateado'. Um White Wilson tem a pelagem do corpo branca porém as orelhas cinza e os olhos castanho-escuros.

Esta mutação dominante surgiu na criação do sr.Blythe Wilson em Reeding, Califórnia em abril de 1955.  

White Wilson
White Wilson


Um esplêndido Mosaico Extreme:


 

Ebony 

O chinchila ebony possui pelagem em variação do preto no corpo todo, do dorso ao ventre. É classificado em:

  • Light Ebony (tom claro, lembra muito o Standard, porém apresenta a barriga cinza clara)
  • Medium Ebony (tom médio, lembra a chinchila Black Velvet sem a pelagem alta e as luvas, porém apresenta a barriga cinza escura)
  • Dark Ebony (tom escuro, apresenta a barriga grafite ou preta e ainda possui lateral cinza)
  • Extra Dark Ebony (popularmente conhecido como Homoebony, ele possui a pelagem totalmente negra sem o cinza nas laterais)

TOV Dark Ebony

TOV Dark Ebony 

TOV Dark Ebony

Detalhe da cor dos pêlos da barriga 

Medium Ebony, White Ebony



Foto de irmãos Medium Ebony e White Ebony (à esquerda)

O White Ebony apresenta no centro da barriga pêlos pretos esparsos, o que é caracterizado externamente por ser portador do gene ebony.




Tan

O chinchila tan é possui pelagem marrom no corpo todo (dorso e barriga), variando do claro ao escuro. É classificado como:

  • Light Tan (claro, lembra muito uma heterobege, porém com a barriga bege)
  • Medium Tan (médio, de um tom marrom claro)
  • Dark Tan (escuro)
  • Chocolate (marrom bem escuro e pêlo extremamente brilhante, não apresenta distorção na cor)
Alguns criadores não reconhecem a cor Chocolate, apenas dizendo tratar-se de Dark Tan 'bem escuro'.
Nos concursos promovidos no exterior é desejável que o tan apresente coloração avermelhada, o que geralmente se perde nos cruzamentos fazendo com que o tan apresente coloração marrom acizentado.

Dark Tan White

Dark Tan 

Chinchila Chocolate


Dark Tan White (à esq.): este chinchila possui a peculiar característica de apresentar o branco somente na ponta do rabo.


Este tonalidade de chinchila Tan passaria facilmente para as primeiras colocações em concursos. Note a diferença desta tonalidade de marrom para o tom de marrom das fotos acima (Foto do site PetHoo, clique na foto para acessar o conteúdo original).

Violeta 

Possui a pelagem de um cinza uniforme com a barriga branca. Porém dependendo da iluminação, os reflexos em sua pelagem apresentam tonalidade violeta. Dotado de uma beleza única, é uma das mutações mais raras.

O primeiro chinchila violeta nasceu em 1967 no Zimbabwe.

Chinchila Violeta
Chinchila Violeta


Foto comparativa entre a diferença de tonalidade do cinza de uma Safira, uma Violeta e uma Blue Diamond: 

Chinchila Violeta Safira Blue Diamond


Blue Diamond 

Blue Diamond Chinchilla

A mutação Blue Diamond apareceu em junho de 2006, na criação de Ronda Chinchillas. Além do nome 'Blue Diamond', esta mutação também é conhecida por 'Viophire', uma vez que originalmente é proveniente do cruzamento entre o violeta e o safira com presença inclusive do gene bege recessivo.


Variações no tipo da pelagem: Locken e Royal Persian Angora 

A primeira chinchila com os pêlos ondulados que se tem notícia nasceu em Minnesota no ano de 1963, na criação de Lloyd Sakrison e recebeu o nome de "Curly Charcoal Brown". Hoje o nome mais atual para a mutação cujos pêlos são ondulados, semelhantes aos de um cão poodle, é "Locken".

Já a chinchila que apresenta pelagem longa ganhou o nome oficial de "Royal Persian Angora" e surgiu em 1960. Atualmente o empenho dos criadores desta mutação está em gerar maior variedade de cores e aumentar o tamanho de sua pelagem.

Não existe exemplares destas mutações à venda no Brasil pela impossibilidade da importação devido à algumas cláusulas da lei da sanidade animal. Entidades nacionais estão tentando resolver este impasse.


Royal Persian Angora 

Um filhote Mosaic Royal Persian Angora: 

Um filhote Standard Royal Persian Angora: 


Locken (Curly Chinchilla)

Originalmente chamada de Rex Chinchilla entre os criadores alemães,  hoje ela é conhecida em várias regiões da Alemanha como 'Locken'. 

Em outubro de 2010, o site 'chinchillas.com' promoveu um concurso para eleger o nome que seria reconhecido entre os norte-americanos e a escolha não poderia ter sido mais original: "Locken". Desta forma, o nome ganhou consistência internacional.

Veja as fotos originais da chinchila "Locken" de pêlo ondulado no site Chinchilla-Lexicon (em alemão) no link: 

http://www.chinchilla-lexikon.de/deutsch/farben/locken-chinchilla/locken-chinchilla_.html


                                         Calculadora de probabilidades 'Silverfall Chinchilla Calculator'                                    

Há uma calculadora disponível na internet que calcula algumas probabilidades de cruzamentos entre determinadas cores de chinchilas:

http://www.silverfallchinchilla.com/genetics/ChinCrossCalculator.aspx

Note que esta calculadora encontra-se um pouco desatualizada e não leva em consideração a ascendência da chinchila. Porém é um aplicativo realmente viciante para os apaixonados por chinchilas.


                                                        Curiosidades: comparações                                                       


Comparando Homobege e Pink White Homobege 

Um pink white homobege e uma homobege (sem flash). Note a sutil diferença da cor dos pêlos.


Olho da Chinchila Pink White Homobege

 Olhos do pink white homobege (sem flash). Os olhos dele são vermelho-claros.


Olho da Chinchila Homobege

Olhos da homobege (sem flash). Os olhos dela são rosados e possui a famosa 'volta azul' contornando a íris. 


Comparando as chinchilas de cor acizentada


Veja a diferente tonalidade de cinza entre as chinchilas Sapphire, Standard Violet Carrier, Dark Violet, Medium Dark Standard, Standard Sapphire Carrier e a Blue Diamond/Viophire.

 

Aqui é possível comparar entre a Safira, a Blue Diamond, a Violeta e o TOV Violeta. (Foto da criação de Ronda Chinchillas, cortesia de Sunset Chinchillas)

De cima para baixo: Safira, Standard portador de Safira e Blue Diamond ou Viophire. 

Protected by Copyscape Plagiarism Detection
Crie um site gratuito com o Yola.