Chinchila: adorável pet

                                                           Alimentação da chinchila                                                            

(clique nas imagens ou nos links para acessar o conteúdo) 

O chinchila, mamífero roedor essencialmente herbívoro, em seu habitat natural alimentava-se principalmente de gramíneas, sementes, folhas e frutos de pequenos arbustos, além de cactos. Alguns dizem que na escassez destes, os chinchilas também se alimentavam de pequenos insetos. 

Após sua adaptação ao cativeiro os criadores, após minucioso estudo de suas necessidades orgânicas baseado no processo diferenciado de digestão das chinchilas, elaboraram uma dieta especifica composta por ração em pellets, alfafa e cereais, além da água fresca e potável sempre à disposição. 

Como roedor o chinchila também pratica a coprofagia, que é um duplo processo de digestão. O alimento não é digerido totalmente, é expelido pelo ânus e o chinchila alimenta-se dele novamente (observe que não são fezes, é um alimento parcialmente digerido). Desta forma, o chinchila completa o seu processo de digestão e aí sim, produzirá as fezes propriamente ditas. Portanto, não se preocupe, ela não está comendo fezes de fato, está apenas completando seu processo de digestão.

Qualquer alimento (como pão, chocolate, bolacha recheada, alimentos vivos, ovos, etc) que não faça parte da dieta básica de um chinchila é proibido devido ao alto risco de intoxicação que pode levar o chinchila a óbito. Para alimentação específica de um chinchila doente, consulte o veterinário.

Se lhe interessar saber sobre alimentação de um chinchila recém-nascido, consulte a página do site sofre filhotes em Reprodução.

Protected by Copyscape Duplicate Content Detection Software
Crie um site gratuito com o Yola.