Alfafa                                                                             

Procure pela data de validade e verifique se está dentro do prazo e adequada para o seu consumo.

O consumo médio de um chinchila adulto é 300g de alfafa prensada ao mês.

Ofereça um cubo ou um punhado de ramas de alfafa a cada 2 dias. Durante a compra da alfafa sempre escolha a mais fresca e mais verde, tomando o cuidado de verificar se não está mofada. Evite comprar alfafa velha, amarelada. 

Uma vez que a alfafa é verde realmente é mais difícil identificar os fungos, por isto preste muita atenção neste detalhe: se a alfafa está com manchas brancas ou esverdeadas com aspecto de 'algodão', não compre!  

Sua principal função é a de melhorar a digestão através do consumo de fibras além de promover o desgaste adequado dos dentes, através dos movimentos da mastigação requeridos pela alfafa. 

A alfafa pode ficar sempre disponível para a mamãe que acabou de dar à luz, auxiliando na produção do leite para seus bebês devido à alta concentração de cálcio e proteína proveniente desta leguminosa.

A alfafa também é utilizada por alguns criadores como parte da forração das gaiolas, porém o chinchila geralmente não consome a alfafa que estiver úmida devido justamente à absorção de urina.

AVISO IMPORTANTE: infelizmente o fornecimento de alfafa EM CUBOS para o BRASIL foi interrompida desde o final de 2014 e não sei se será algo temporário! 

 

Filhote saboreando a alfafa em cubo

Chinchila saboreando a alfafa em ramas 


Escolhendo a alfafa em cubos


AVISO IMPORTANTE: infelizmente o fornecimento de alfafa EM CUBOS para o Brasil foi interrompida desde o final de 2014 e não sei se será algo temporário!



                                                          Esclarecendo sobre o 'Feno'                                                      

É comum confundir os termos 'feno' e 'alfafa' achando que são coisas distintas, mas vamos esclarecer: a alfafa oferecida aos nossos chinchilas é um dos tipos de feno.

O feno é obtido através do processo de fenação que é uma técnica de conservação de folhagens através da desidratação ou secagem. No caso da alfafa há duas formas de fenação: em ramas ou em cubos.

A folhagem verde de gramíneas e leguminosas é a matéria prima para a produção do feno. O melhor feno é aquele que provém de forragem cortada na época ideal (com 35 a 45 dias de vegetação, que é a fase ne maior valor nutritivo) sendo rapidamente desidratada.

Os melhores fenos são os obtidos dos capins que têm mais folhas do que talos (gramíneas), como o coast cross que é comumente oferecido às chinchilas. O feno procedente das folhagens será mais nutritivo, enquanto que o proveniente de talos conterá mais fibras.

O feno de alfafa (leguminosa) possui maior quantidade de cálcio, carboidratos e proteínas do que os outros tipos de feno e deve ser evitado na alimentação dos chinchilas que apresentarem tendência a desenvolver cálculos urinários. Justamente por estas propriedades nutritivas, o feno de alfafa é extremamente indicado no desenvolvimento dos filhotes e das fêmeas prenhas.

Alfafa ao natural, antes do processo de fenação

Protected by Copyscape Web Copyright Protection Software
 
 
 
Crie um site gratuito com o Yola.